segunda-feira, 25 de março de 2013


A compulsão por comida
 
 
 

 

Quem já não comeu sem fome? Apenas porque parece faltar algo, ou porque foi um dia difícil, ou porque simplesmente apetece. Essa sensação de vazio que muitos descrevem como um ”rato” que persiste e leva a uma ligeira ansiedade, por norma só cede quando se satisfaz essa compulsão. O simples facto de tornar essa compulsão consciente e adotar algumas técnicas de distração pode-o a ajudar a vencer esse “vazio” muitas vezes emocional.

 A comida, ou certos alimentos, podem provocar uma “adição” inconsciente, quando não ingeridos podem levar a síndromes de ansiedade e abstinência . Emocionalmente pode ser uma batalha dura, a não ingestão desses alimentos pode levar á frustração, por se achar que não se consegue resistir, ou não vale a pena. outros optam pela compensação com outros alimentos que no conjunto são ainda mais calóricos. O stress é um trigger mas o ócio também pode aumentar a compulsão por "esses" alimentos.

A compulsão por certos alimentos esporadicamente pode ser apenas um sinal do organismo a dizer que há carência de certos minerais ou vitaminas. Depois de treinos intensos no verão há quem tenha “desejos” de comidas com sal, como amendoins, batatas fritas… o que é normal sendo necessário compensar com uma bebida isotónica ou mesmo com os amendoins ou as batatas fritas
O que não é normal é uma compulsão permanente para ingerir bolos, chocolates, salgados, enchidos, queijos, fritos…

A “fome” é um sinal pouco claro e muito confundido, às vezes é apenas sede, ou a carência de nutrientes, um vazio emocional, ou como um modo de distração.

 Comer por comer,ou porque se está ansioso, aborrecido, triste, a ver um filme… leva ao aumento de peso, com todas as implicações que pode ter na saúde.

 Uma maneira de quebrar este círculo vicioso é tornar consciente a compulsão, questionar se será mesmo fome? Se sim, uma salada, uma cenoura, uma sopa… pode ajudar, se o que apetece é um bom bolo de chocolate então é avaliar se vale a pena, pois é uma compulsão, se o objetivo é diminuir a ingestão de doces por exemplo, tem de mudar de atitude e pregar uma partida á compulsão.

A ingestão de comida saudável, fresca e biológica pode ajudar na aquisição de todos os minerais e vitaminas e ajudar a diminuir essa compulsão. Beber água e sumos de legumes são uma grande ajuda para hidratar e remineralizar o corpo.

Uma boa noite de sono é essencial, vários estudos demonstram que a ingestão calórica aumenta significativamente nos indivíduos que se deitam tarde ou que apresentam défice de sono.  

Aqui ficam mais umas ideias para fazer quando a compulsão por comida atacar:

- Aprenda novas formas de cozinhar

- Introduza novos alimentos e especiarias

- Aventure-se em snacks como uma cenoura, pepino…

- Coma sempre uma boa sopa de legumes ou uma salada com legumes frescos

Algumas técnicas de distração:

-Tome um banho relaxante

- Veja um bom filme, uma comédia pode fazer maravilhas

- Faça uns alongamentos ou uma aula de ioga

- Saia para uma caminhada de dez minutos ou mais

-Um passeio de bicicleta

- Observe as estrelas, a natureza contemple coisas belas…

- Pratique um ato de bondade

- Ouça a sua música preferida

- Ligue aos seus pais, tios, amigos…

- Leia um bom livro

- Simplesmente relaxe e respire

- Faça uma lista de todas as coisas boas na sua vida, guarde e leia sempre que precisar

- Compre umas flores para alegrar a sala e dar cor

- Sorria para estranho

- Medite, ou faça as suas orações

- Lave os dentes

-Tenha em mente o deu objetivo

- Organize aquela gaveta ou “destralhe” (livre-se de tudo o que não precisa, tralha)

- Organize as suas refeições, faça ementas saudáveis para a semana, de maneira a ter em casa sempre alimentos saudáveis

E não se esqueça de respirar, relaxar e deixar passar… a compulsão.

 

 

1 comentário: