segunda-feira, 22 de abril de 2013


Máscara natural para o cabelo


 


Cabelo seco, sem brilho e pontas espigadas, é um problema muito comum que a maioria das mulheres tenta colmatar com máscaras, amaciadores, óleos para as pontas, etc...

A maioria das pessoas não tem em conta que a pele e as unhas refletem erros alimentares que cometemos, além das agressões diárias como coloração, secadores, etc... 

Para ter um cabelo saudável não basta só lavar com bom champô e colocar uma boa  máscara, o tratamento principal vem de dentro, do que comemos, bebemos e do nosso estado emocional, por isso é necessário de ter em conta alguns princípios.

- Incluir diariamente gorduras saudáveis, como o azeite e alimentos ricos em ómega 3 (nozes, amêndoas, peixes gordos como o salmão) é um princípio a ter em conta. Não esquecer os legumes, as leguminosas e a fruta, estes fazem maravilhas, claro que pode complementar com a ingestão de um multivitamínico mas estes nunca devem substituir uma alimentação variada e rica em nutrientes.

-  As Vitaminas A,B,C,E e K, devem abundar na sua alimentação, estão presente em alimentos como a batata doce, couves, beterraba, cenouras...

- A  hidratação é fundamental para uma pele e unhas saudáveis. Beba no mínimo um litro e meio de água por dia, filtrada ou de boa qualidade.Se não ingerir água suficiente o corpo dá sinais de desidratação e o cabelo e unhas quebradiças podem ser um dos sinais.

- Evite usar champô que contenha grandes percentagens de álcool pois seca o cabelo. Outro ingrediente que deve ser evitado é o "sodium laureth sulfate" um ingrediente muito usado para fazer espuma (utilizado também na maioria das pastas dentífricas, gel de banho etc...Opte por champô com ingredientes naturais.

- Lavar o cabelo com água morna, sempre que possível evite água quente e acabe com um jacto de água fria.

- Não escovar o cabelo molhado sem antes ter colocado um creme ou óleo hidratante.

- Proteger o cabelo com chapéu sempre que estiver muito tempo ao sol.

Ficam aqui umas dicas naturais para aplicar quando tiver um tempo só para si, ou porque não quando aproveita para arrumar algo, pode aplicar uma máscara no cabelo, cobrir com a toalha ou touca de banho 30 min e ao mesmo tempo fazer uma máscara para a cara, ou simplesmente deitar-se no sofá e relaxar com uma boa música.

Dois hidratantes simples:


Óleo de abacate

Apenas umas gotas nas pontas

A quantidade usada depende do tipo de cabelo e do seu comprimento, comece por aplicar nas pontas e vá progredindo no seu uso, mediante a reação do cabelo. Se ficar pesado ponha menos. Distribua as gotas primeiro nos dedos e só depois no cabelo, trabalhe por madeixas para ser uma distribuição homogénea e não ficar concentrado apenas num lado da cabeça. Não abuse na quantidade, comece por apenas umas gotas.
Pode usar uma hora antes do banho, ou colocar no cabelo antes de dormir e lavar pela manha. O cabelo mais seco agradece este mimo. Não coloque muito, apenas umas gotas.

 Hidratante de mel

- 2 Colheres de mel

- 4 Chávenas de água morna

Dilua bem e aplique no cabelo húmido ou pontas

É um hidratante suave.



Máscara de ovo e mel, muito hidratante!!!







Ingredientes:

- 1 Gema de ovo

- 3 Colheres de chá de azeite

- 1 Colher de chá de mel

Misture todos ingrediente até obter uma pasta homogénea ,aplique e distribua por todo o cabelo, faça uma leve massagem e deixe actuar 30 minutos meia hora. Cubra com uma touca de plástico, e depois com uma toalha quente para actuar em profundidade. Retire com água morna. O cabelo irá ficar brilhante e hidratado.

Se o cabelo for comprido terá necessidade de por mais uma gema de ovo e uma colher de mel.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário