domingo, 3 de março de 2013


Curcuma (Caril) um anti-inflamatório natural






O pó ou a pasta de caril resulta da mistura de várias especiarias, atualmente muito divulgada através dos pratos típicos indianos e asiáticos.

Um dos ingredientes essenciais é a curcuma, membro da família do gengibre, a curcuma é uma planta robusta perene e oriunda do sul da Ásia, é apreciada como especiaria, corante, e remédio desde a antiguidade.

O ingrediente ativo é a curcumina, esta molécula é a responsável pela cor amarela da especiaria. A curcumina atua como um agente anti-oxidante e anti-inflamatório.

Na medicina tradicional chinesa a curcumina é utilizada para regular a digestão, tratar dores agudas e crónicas, problemas articulares e algum tipo de tumores.

Evidencias

- Estudos recentes sugerem que a curcumina diminui o crescimento de células cancerígenas em laboratório, e que étambém um bom anti-oxidante.

- Foi provado que a curcumina é um anti-inflamatório natural e que reduz os níveis de histamina no corpo.

- Estudos recentes demonstram também a sua eficácia no alívio de sintomas na arterite reumatoide, tendinites, atua na redução do edema e dor.

A quantidade de curcumina no pó de caril é muito difícil de ser calculada, pois as misturas compradas variam muito, a melhor opção é comprar curcumina isolada. Para aumentar a ingestão de curcumina, prefira investir numa curcuma de cultivo biológico, (á venda em ervanárias ou ao lado das especiarias comuns num bom supermercado) podem ser encontradas em pó ou em rizoma seco, a primeira é mais frequente e fácil de usar. Pode ser adicionada em qualquer caril, estufado, omelete, arroz, chá…

Também pode ser adquirida como tintura e em comprimidos (consulte um especialista, não se auto medique).

O seu uso como especiaria é considerada segura e sem efeitos secundários. Por isso aproveite para dar cor e sabor aos pratos.

Grandes quantidades podem levar a alterações gastro intestinais (se tomar como suplemento). Pessoas com história de hemorragias, ulceras e problemas renais, tal como grávidas devem evitar este tipo de especiarias em grade quantidade em forma de suplemento.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20146265

http://sciencewatch.com/dr/fmf/maps/08julFMF_pha/

 

Sem comentários:

Enviar um comentário